Este slideshow necessita de JavaScript.

 

É incrível saber que as nossas belezas naturais serviram de inspiração para um dos maiores pintores do país. Chileno, Henrique Bernadelli se naturalizou brasileiro e teria começado a visitar a Serra dos Órgãos em 1864, quando ainda se hospedava em um hotel localizado na Barreira, onde algum tempo depois fixou residência. A família do artista plástico se mudou para o Rio de Janeiro a convite de Dom Pedro II (outro apaixonado pelas fauna e flora locais). O irmão dele, o escultor Rodolfo Bernadelli, também viveu durante um período nos arredores da propriedade.

O casarão foi vendido pelos irmãos em 1920 e se tornou a sede do Clube de Campo do Soberbo, que encerrou as atividades na década de 1990. Em uma parede, ainda resiste ao tempo e ao vandalismo dois afrescos dos bandeirantes Borba Gato e seu sogro, Fernão Dias Paes Leme, conhecido como “O Caçador de Esmeraldas”. O espaço chegou a virar estacionamento clandestino e teve parte do terreno invadido. Infelizmente, ainda se encontra em estado de abandono, mesmo após ser tombada pelo poder público municipal em 2015.

A causa era motivo de luta por parte da Associação de Moradores do bairro há quase duas décadas. Recentemente, a comunidade local se empenhou em realizar uma limpeza no local, mas ainda é preciso mobilizar mais pessoas em prol da causa. A expectativa agora é de que um projeto de recuperação do espaço realmente saia do papel, a fim de se ter preservado este importante patrimônio histórico-cultural de Guapimirim.

 
Translate »