Este slideshow necessita de JavaScript.

 

O Centro de Primatologia do Rio de Janeiro foi fundado em 1975 no bairro Paraíso. É o único do mundo dedicado à conservação da fauna primatológica, atuando na manutenção e reprodução das espécies da Mata Atlântica. A visitação ao local é restrita a grupos bastante específicos e de acordo com o trabalho de pesquisa realizado pelo Inea.

O CPRJ está integrado ao Parque Estadual dos Três Picos, ocupando uma área de quase 270 hectares em meio a uma riqueza biótica extremamente significativa. Duas curiosidades permeiam o Centro de Primatologia: a primeira é sobre uma suposta visita da Rainha Elizabeth II a Guapimirim em 1986. Sim, nossa cidade recebeu uma personalidade real britânica. Trata-se, na verdade, da Princesa Anne, filha de Elizabeth e irmã do Príncipe Charles.

Quem também nos dá a honra de seu nome é o lendário Macaco Tião, o chimpanzé que faturou o terceiro lugar das eleições a prefeito do Rio de Janeiro em 1988, após uma brincadeira criada pela revista Casseta Popular que defendia o voto nulo. O esqueleto do primata, que alcançou 400 mil dos votos dos eleitores, tem hoje um lugar reservado no CPRJ – que, por se tratar de um local dedicado a pesquisas, não é aberto ao público em geral.

 
Translate »