Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Guapimirim ainda resguarda várias lembranças da Estrada de Ferro Therezopolis. A principal delas é a Estação Ferroviária, última lembrança viva dos trilhos que subiam a serra. A cidade também serve como ponto final do ramal Sacaracuruna da Supervia, sendo possível acessar de trem tanto às cidades da Baixada quanto à Central do Brasil a partir daqui. O empreendimento chegou a Guapi em 1896 e colaborou bastante para o desenvolvimento da cidade.

A linha conectando o Porto de Piedade a Teresópolis foi uma iniciativa de José Augusto Vieira. Antes, o percurso rumo a Teresópolis a partir de Guapimirim era todo feito a liteira (um tipo de cadeira suportado por duas varas), em lombos de burro e a cavalo. O primeiro trecho (Centro – Barreira) ficou pronto em 1904. Quatro anos depois o trem chegava ao Alto, em Teresópolis. Das onze estações que ligavam o Porto de Piedade a Teresópolis, seis ficavam aqui na cidade – tendo a principal sido chamada por diferentes nome, tais como: Raiz da Serra, Guapi, Bananal, Alcindo Guanabara e Guararema.

Além de oficinas para o reparo das máquinas, também foram instaladas na cidade casas para os funcionários da rede ferroviária morarem com suas famílias. Algumas delas estão em pé até hoje, apesar de terem sido descaracterizadas. O trem para Teresópolis fez sua última viagem no dia 9 de março de 1957, deixando saudades.

Esta história também é contada durante o simpático e agradável City Tour by Jeep!

 
Translate »