Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Por Vânia Fernandes – 16 de novembro de 2015

Herardo Ribeiro Marques é natural de São João de Meriti, na Baixada Fluminense (RJ), onde passou a maior parte da vida. Aos 54 anos, frequenta Guapimirim desde os anos 80, mas somente em 2011 decidiu viver na mesma cidade onde estão suas paixões: a filha e os netos. Herardo conta com orgulho que há 15 anos está livre do vício das drogas.

“Eu lembro muito da minha época de jovem na favela. Becos e vielas escuros da detonação humana. Numa semana eu via uma criança com fuzil na mão fazendo a contenção para os traficantes e, quando voltava na semana seguinte, aquele moleque já havia morrido”.

Foi nesta mesma favela onde ele descobriu o dom para a arte. Revirando o lixo, encontrou uma revista sobre artesanato com madeira, arrumou dois caixotes de feira e começou a fazer casinhas de passarinho. As primeiras obras foram vendidas para um belga, o que o incentivou a trilhar tal caminho. Herardo atualmente desenvolve um trabalho voluntário com crianças e adolescentes na Estrada da Barreira, rua pela qual subia o trem para Teresópolis no passado.

No dia 8 de julho de 2014 fundou o Espaço Cultural Estação Maria da Paz, que leva esse nome em homenagem à madrinha já falecida. O objetivo do projeto é tirar as crianças da rua no período em que não estão na escola. Para isso, o artesão realiza oficinas nas quais ensina a esculpir, talhar, lixar, cortar e pintar, transformando madeiras, portas e janelas velhas, paletes, bobinas de fios e outros objetos, que seriam jogados no lixo, em móveis e artigos de decoração. Outra iniciativa do projeto é dar aula de reforço escolar para as crianças.

“Eu lembro da minha época de zumbi e penso que se fui resgatado é porque Deus quer que eu faça alguma coisa em prol dos menores. E a melhor maneira de tirar a criança do traficante é chegar antes dele”, acredita.

A associação conta com a ajuda de colaboradores e pessoas que admiram o trabalho realizado por Herardo. Na Estação Maria da Paz, ele promove eventos socioculturais com músicos e artistas locais. Assim, consegue arrecadar fundos para o projeto por meio da venda de bebidas e comidas preparadas pela ex-mulher e amiga, Claudia Lima.

Endereço: Estrada da Barreira, 1030 – Guapimirim – RJ
Telefone:
(21) 98245-9352
Facebook: www.facebook.com/mariadapazestacao
Horário: 16h às 17h30 (reforço escolar, de seg a sex)
O espaço costuma abrir durante todo o dia aos sábados e domingos

Translate »