Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Ainda é possível encontrar muitos vestígios da História de Guapimirim pela cidade. É o caso da Ponte Velha, localizada no bairro Barreira, que ainda mantém a mesma estrutura dos tempos da antiga Estrada de Ferro Therezopolis – que ligava o Porto de Piedade, em Magé, à nossa outra cidade vizinha, Teresópolis. Os trilhos seguiam basicamente o mesmo percurso feito anteriormente no lombo de animais e pequenas carruagens, quando o ouro vindo de Minas Gerais precisava chegar pela Baía de Guanabara à então capital, Rio de Janeiro.

Muito antes do trem passar por ali, o bairro ganhou este nome por ter sido cenário para a criação da primeira barreira fiscal do Brasil. Tal feito aconteceu devido à vontade da corte de conter o número de pessoas que subiam a serra e, ao mesmo tempo, faturar com o tráfego pelo local. Nascia assim, segundo historiadores, o primeiro pedágio do nosso país. Suas ruínas, assim como parte da estrutura da ferrovia, atualmente estão dentro de uma propriedade dita privada.

A Estação Ferroviária localizada até hoje no Centro de Guapimirim era o ponto de baldeação para quem subia a serra. Para isso, era utilizada a cremalheira. O sistema funcionava como um  roda dentada que auxiliava a tração dos trens trilhos acima. Exemplares originais do objeto, apesar de raros, podem ser vistos atualmente em dois pontos da cidade: no Espaço Cultural Estação Maria da Paz e no tradicional Rogério’s Restaurante, localizado a poucos metros da Ponte Velha.

Próximo dali também estão a histórica Capela de Nossa Senhora da Conceição, erguida em 1713, a importante Casa Bernadelli, o popular Poço do Escorrega (ou do Padre) e várias outras piscinas naturais do Rio Soberbo.

O trecho do Centro à Barreira ficou pronto em 1904 e, quatro anos depois, a Estrada de Ferro chegava ao bairro do Alto, em Teresópolis. Mas, em 1957, a linha foi encerrada para sempre, dando espaço para um dos trecho Rio-Teresópolis da Rodovia Santos Dumont (BR-116). Conheça mais detalhes desta fascinante história durante o nosso City Tour !

 
Translate »