Este slideshow necessita de JavaScript.

 

O Fojo é como um recanto do silêncio. Aqui se ouve apenas sons como os da enxada, dos pássaros e da prosa tranquila de uma pequena comunidade reconhecida dentro e fora da cidade pela sua atuação na agricultura familiar. Uma gente simples, que vive do plantar e do colher. Que cuida da terra não apenas para semear seu sustento ou extrair dela produtos mais saudáveis, mas principalmente por se enxergar como parte deste ecossistema. Eis então um dos princípios básicos da agroecologia: uma cadeia que compreende o meio, as ações e seus personagens – a produção orgânica em si, o agricultor, os recursos naturais, a cultura, a tradição e até mesmo o consumidor final.

Mas nenhuma poesia é capaz de alterar a dura realidade de quem caminha na direção contrária de um mercado cada vez mais voltado para os grandes mercados e atravessadores (nome dado a quem compra produtos a baixo custo no extremo mais frágil deste processo e o revende a preços superiores em sua ponta mais poderosa). O Fojo, uma das regiões da cidade que abastecem a Feira Orgânica e Agroecológica de Guapimirim, é também um exemplo de resistência e força (principalmente das mulheres, a maioria entre os agricultores da comunidade).

Você pode conhecer de perto este cantinho tão especial de Guapi, passar um dia com as famílias, entender como funciona a produção orgânica e a agroecológica, tirar dúvidas, colher produtos da terra, visitar hortas, galinheiros e cafezais, e o melhor: bater papo e experimentar novos sabores em um lugar pra lá de especial. Vivencie este momento com a gente!

Duração: 3 horas
Serviços inclusos: guia, degustações e explanações
Preço por pessoa: R$ 60
Crianças até cinco anos não pagam. De seis a 12 têm 50% de desconto.

 
Translate »