Este slideshow necessita de JavaScript.

 

A região do Ouro é conhecida em Guapimirim por sua vasta produção de banana. Mas, não é por esta razão que ela é chamada assim. Na verdade, essa é mais uma preciosidade histórica herdada por nossa cidade. E das antigas! Dos tempos do Brasil Colônia. Com a exploração portuguesa das minas de ouro no Século 18, surgiu também o contrabando da riqueza que já era roubada de nossas terras. Enquanto a rota original seguia apenas pelo Socavão, um desvio era utilizado para a fuga dos ladrões. Este é o trajeto hoje chamado de Trilha do Ouro – que tem como símbolo um enorme Jequitibá centenário, provavelmente plantado pelos bandos que por ali transitavam.

O livro “Raízes de Magé e Guapimirim”, de Roberto Féo, narra a passagem do lendário garimpeiro português Manoel Henriques por Guapimirim em 1776. O contrabandista ficou conhecido como “Mão de Luva”, personagens retratado na novela “Liberdade, Liberdade”, da TV Globo. Mas, fique tranquilo: hoje só encontramos pelo caminho as belezas naturais da região! Partindo do bairro Caneca Fina, passamos pelo Socavão, onde paramos para um rápido café, cruzamos o Ouro e chegamos à localidade do Paraíso (próximo ao Centro de Primatologia do Rio de Janeiro).

Tudo isso em aproximadamente três horas de caminhada razoavelmente leve. Nossos guias são agricultores do Socavão que também atuam na produção orgânica local. Gente que conhece como ninguém o percurso, seus encantos e as lendas que irão encher de fantasia nossa expedição. A Trilha do Ouro, localizada na área protegida pelo Parque Estadual dos Três Picos, era utilizada até o início dos anos 60 pelos moradores do Paraíso para o transporte de seus entes queridos até o Cemitério do Bananal, onde fica a Capela de Sant’Ana. Ou seja: além de curtir a natureza e respirar ar puro, você terá a oportunidade de conhecer um percurso rico também em cultura.

Duração: 5 horas (três de caminhada)
Serviços inclusos: café da manhã, guias, transporte volta e explanações
Preço por pessoa: R$ 60
Recomendado para crianças a partir dos 5 anos. Até os 10 anos têm 50% de desconto.

 
Translate »