Este slideshow necessita de JavaScript.

 

A GuapimirimTur é responsável por um mapeamento inédito das atrações turísticas da nossa cidade (veja aqui). Uma das descobertas mais incríveis deste trabalho fica no distrito de Vale das Pedrinhas: um túnel subterrâneo que teria sido feito por escravos há aproximadamente 300 anos. Mais do que uma triste herança deixada por um tempo em que os negros sofreram todo tipo de humilhação, deixando marcas profundas em nossa sociedade até os dias de hoje, esta preciosidade é também uma prova da importância de Guapimirim para a reconstrução da história da nossa região.

Reza a lenda que o túnel era utilizado para o transporte dos escravos trazidos em embarcações negreiras para o recôncavo da Baía de Guanabara, a partir do rio Guapimirim. Outra justificativa para a construção seria o deslocamento dos escravos entre a senzala e a Capela de Nossa Senhora D’Ajuda. Uma terceira versão diz que o túnel servia de duto para descarregar os resíduos de um dos engenhos de cana da região diretamente no rio Guapimirim.

Na propriedade onde ele se encontra também é possível ver muitos tijolos maciços espalhados, além de um muro centenário feito com pedras de rio perfeitamente encaixadas, sem nenhum tipo de concreto (conforme as construções antigas). Encaminhamos fotos do túnel e relatos dos moradores mais antigos ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que seja feito um estudo aprofundado e, a partir daí, tomadas as devidas providências em relação a mais este patrimônio histórico-cultural de Guapimirim ainda não explorado.

 
Translate »