QUEM SOMOS

guapimirim_tur_equipe

O turismo é um fenômeno complexo, que envolve diferentes pessoas e lugares, além de nuances econômicas, sociais, ambientais e culturais. É com este olhar que a GuapimirimTur se dedica integralmente ao turismo local desde junho de 2015, sendo a primeira agência de turismo receptivo do nosso município. Criada sob o conceito de empreendimento social, é fruto da iniciativa popular e tem como premissa o turismo de base comunitária, a economia solidária e o cooperativismo.

A ideia nasceu após a realização de um sonho: uma viagem de 383 dias ao redor do mundo. Após um ano sabático durante o qual conheceram diferentes lugares pelos cinco continentes do planeta, um jovem casal guapimiriense despertou para a necessidade de fomentar os atrativos do município com consciência e responsabilidade socioambiental e sociocultural. Assim surgia o projeto “Guapi no Mapa”. A iniciativa teve duração de seis meses e contemplou uma série de iniciativas como pesquisas, mapeamentos, estudos, mobilização social, articulação com outras instituições etc.

missão

Desenvolver e promover as atrações turísticas de Guapimirim de forma sustentável, promovendo geração de renda, protagonismo da comunidade, fortalecimento do senso de pertencimento entre os moradores, respeito à diversidade e valorização da história local.

visão

Contribuir com o desenvolvimento social e econômico de Guapimirim, sendo uma referência em ecoturismo, turismo rural, cultural e de aventura na região Serra Verde Imperial (RJ) e em todo o Estado do Rio de Janeiro.

valores

Ser independente
Temos autonomia para dialogar e fazer escolhas de maneira ética.
Respeitar o meio ambiente
Somos parte da natureza e cuidamos do nosso patrimônio natural.
Envolver as pessoas
Enxergamos o cooperativismo como um caminho para o desenvolvimento.
Valorizar a memória coletiva
Compartilhamos o orgulho que sentimos de sermos guapimirienses.
Fazer acontecer
Somos agentes da mudança que tanto desejamos para o mundo.

inspiração

Nossas ações buscam contribuir com a Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas, que contempla 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

instituições parcerias