Um cenário exuberante em plena Mata Atlântica. Assim são os Cânions do Iconha, um dos lugares mais bonitos de nossa cidade. Durante uma trilha que atravessa caminhos d’água e alterna as margens do rio, você conhecerá piscinas naturais esverdeadas incrivelmente lindas, formadas ao longo de milhares de anos. Alguns paredões chegam a ter quase 40 metros de altura, considerando a parte submersa dos cânions.
O circuito impressiona também pela profundidade dos poços, principal característica da parte alta do Rio Iconha – que em tupi significa Rio do Pênis. Este inusitado nome tem a ver com a história e a geografia de nossa cidade, que estão entre as informações e curiosidades que podem ser contadas por guias locais a pessoas interessadas em realizar um passeio pra lá de especial, com sete paradas para banho e muita diversão!
📍COMO CHEGAR
Siga em direção ao bairro Limoeiro. Já na via principal, ao lado do chamado “Sítio da Kibon”, entre em uma servidão que estará com os portões abertos. No final do trecho calçado, siga em frente descendo pela trilha que beira o muro à direita (há um outro acesso pela esquerda, seguindo os aquedutos, mas este trajeto está bloqueado devido ao risco de queda das estruturas).
Mais à frente, ao chegar às margens do Rio Iconha, vire à esquerda e siga em frente pela trilha até chegar ao aquedutos. No ponto em que a mata de fecha, desça por uma pequena trilha à direita e atravesse o Rio.
Dali em diante você precisará atravessar o rio algumas vezes e caminhar sobre pedras e aquedutos. Há trechos com acesso proibido por se tratar de propriedade privada, o que irá lhe demandar mais atenção devido a trechos de exposição em altura.
Nossa recomendação é que você conte com um guia local para aproveitar os Cânions do Iconha com mais segurança e comodidade.