Circuito Raízes de Aguapeymirim

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os primórdios de Guapimirim ficam no bairro Parque Nossa Senhora D’Ajuda – ou Cordovil, como é chamado principalmente pelos moradores mais antigos. Com o intuito de (re)construir e valorizar nosso patrimônio histórico-cultural, a GuapimirimTur promove o Circuito Raízes de Aguapeymirim – originário do termo tupi agûapé’ymirim, que significa “rio pequeno dos aguapés” e deu origem ao nome do município quando este ainda era uma freguesia. O objetivo é apresentar não apenas o passado como também o presente de uma localidade infelizmente esquecida pelo poder público e ainda desconhecida pela maioria dos munícipes. O tour tem aproximadamente cinco horas de duração e é realizado pelos próprios moradores da região.

Durante a visita é possível visitar um túnel subterrâneo que teria sido construído por homens feitos escravos há aproximadamente 300 anos. Mais do que uma triste herança deixada por um tempo em que os negros sofreram todo tipo de desumanidade sob nossas terras, deixando marcas profundas em nossa sociedade até os dias atuais, essa é também uma prova da importância de Guapimirim para a reconstrução da história do Rio de Janeiro e do Brasil, último país das Américas e um dos últimos do mundo a determinar oficialmente o fim da escravatura mediante a luta dos movimentos abolicionistas da época.

O túnel está localizado no terreno onde há mais de trinta anos vive seu Seu Alcir, um dos moradores mais antigos da localidade. Segundo ele, reza a lenda que o túnel era utilizado para o transporte dos escravos trazidos em embarcações negreiras para o recôncavo da Baía de Guanabara. Outra justificativa para tal construção seria o deslocamento dos escravos entre a senzala e a histórica Capela de Nossa Senhora D’Ajuda, uma das construções católicas mais antigas dos fundos da Baía de Guanabara e que também contemplaremos durante o nosso tour. Uma terceira versão diz que o túnel servia de duto para descarregar os resíduos de um dos engenhos de cana da região diretamente nas águas do Rio Guapimirim.

Além da prosa com Seu Alcir sobre as históricas contadas pelos mais antigos do bairro, também vamos prestigiar uma apresentação de capoeira ao som do berimbau tocada por jovens, adolescentes e crianças da região. Com o intuito de mostrar um pouco da realidade do bairro hoje, iremos compartilhar um café da manhã em um camping da região e visitaremos duas propriedades rurais do Cordovil, com o intuito de conhecermos também o importante trabalho de cultivo de flores realizado no lugar onde a história do nosso município começou.

Duração: 5 horas
Serviços inclusos: condutor local, café da manhã, transporte 4×4, entradas nos locais visitados, apresentação cultural e explanações
Preço por pessoa: R$ 120
Crianças até cinco anos não pagam. De seis a 12 têm 50% de desconto.

60

SHARES