Eis aí o nosso principal cartão-postal! Apesar deste grande pico rochoso já ter sido um dia alvo de polêmica em relação à sua localização, os guapimirienses têm orgulho de pertencerem à verdadeira terra do Dedo de Deus. A falta de informação e a visão privilegiada que alguns de nossos vizinhos têm desta maravilha da natureza levam muitas pessoas a pensarem que ela se encontra em terras teresopolitanas. O Dedo de Deus não só fica em nosso município como é daqui também que se vê seu melhor ângulo, desde o Mirante do Soberbo, no alto da Serra de Guapimirim. A verdade é que belezas assim não precisam ser disputadas, mas sim cuidadas e contempladas!
A prática do montanhismo teve seu início no Brasil totalmente relacionada à conquista do Dedo de Deus, em 9 de abril de 1912. A subida se deu pelas bravas mãos de cinco teresopolitanos: o ferreiro Alferes José Teixeira Guimarães; os irmãos bombeiros José Américo de Oliveira Júnior, Alexandre José Américo de Oliveira Júnior e Acácio Américo de Oliveira; e o caçador Raul Carneiro. A primeira mulher a conquistar os 1.692 metros do pico foi a jovem de 19 anos Luzia de Freitas Caracciolo, em 1933.
O Dedo de Deus – que além de Guapimirim, estampa também o brasão e a bandeira do Estado do Rio de Janeiro e de dois municípios vizinhos, Teresópolis e Magé – é considerado Patrimônio Natural Nacional pelo Iphan desde 2002. Ele foi tema de um samba-enredo no mesmo ano, quando a São Clemente cantou “Guapimirim: paraíso ecológico abençoado pelo Dedo de Deus”.
O grande Poá Tupã (Dedo de Deus, em tupi-guarani), como canta nosso poeta Írio Lima, é de todos. E você é o nosso convidado a conhecer esta maravilha! Pra quem não curte escalada, a dica é visitar o Mirante do Soberbo, também localizado em Guapi, de onde se tem a melhor visão para esta verdadeira maravilha da natureza.
📍COMO CHEGAR
O acesso à trilha para o Dedo de Deus fica no alto da Serra de Guapimirim, próximo ao restaurante Paraíso da Serra, sendo necessária prévia autorização do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. No caso de não praticantes experientes de escalada, o apoio técnico de um profissional especializado é fundamental (assim como o uso de equipamentos de segurança).