Este slideshow necessita de JavaScript.

Um simples passeio de barco com Dona Creuza e Seu Sidinho pelo exuberante Pantanal Fluminense já valeria muito a pena, de tanto que esbanjam simpatia e talento. Além de todo o conhecimento que ambos têm com pesca, cata de caranguejo, artesanato, agricultura e culinária, o casal também é responsável por um belo trabalho com apicultura na região da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim, no distrito Vale das Pedrinhas. Se você é apaixonado por mel e tem interesse em conhecer um pouco mais o fantástico mundo das abelhas, convidamos você para um tour todo especial repleto de curiosidades, aprendizado e o principal: segurança.

A experiência tem duração média de duas horas e tem como objetivo conscientizar, valorizar e promover a importância da biodiversidade, a partir da relação das abelhas com plantas nativas e todo ecossistema no qual estão inseridas. Dona Creuza e Seu Sidinho atuam no ramo há mais de 10 anos e são autorizados pelo ICMBio a realizarem o manejo dos apiários em meio ao manguezal (o maior do Estado do Rio de Janeiro e o único preservado de todo o entorno da Baía de Guanabara), contribuindo assim com conservação do meio ambiente na região.

As colmeias apresentadas durante o passeio são de abelhas chamadas de “africanizadas”, resultantes do cruzamento entre espécies europeias e africanas e totalmente adaptadas aqui no Brasil. Por serem resistentes a parasitas e doenças, dispensam o uso de antibióticos e/ou produtos químicos. Para garantir a absoluta segurança do grupo, tanto o casal quanto os demais participantes da expedição utilizam um macacão especial para apicultores, além de luvas e botas como prevenção para qualquer tipo de incidente envolvendo as abelhas – que, apesar de ser essencial para a vida humana, vem sendo cada vez mais ameaçada por problemas como a mudança climáticas, a destruição da natureza e o uso massivo de agrotóxicos (saiba mais).

Você vai se encantar com essa experiência fantástica em nossa cidade! Além de degustar o mel que as abelhas protegidas por Dona Creuza e Seu Sidinho produzem, você vai poder também conhecer toda a linha de produtos derivados desta verdadeira delícia, assim como poderá fortalecer a renda familiar do casal adquirindo os produtos comercializados por eles a partir deste trabalho no manguezal guapimiriense.

Duração: 2 horas
Serviços inclusos: condutores locais, barco, colete salva-vidas, degustações e acessórios de segurança
Preço por pessoa: R$ 60
Recomendado para crianças a partir dos 10 anos

 
Translate »