Nossa cidade abriga o maior trecho da Travessia Serra dos Órgãos (ou Petrópolis x Teresópolis), considerada a mais bonita do Brasil. Exatos 36% do trajeto estão em território guapimiriense, de um total de 28 km percorridos em três dias de muita aventura! Aqui também ficam importantes montanhas deste complexo, como Agulha do Diabo, Escalavrado, Cabeça de Peixe, Garrafão, Dedo de Deus e Pedra do Sino, o ponto mais alto de Guapimirim e da Serra dos Órgãos, a 2.275 metros de altitude.
O mesmo acontece com os Portais de Hércules, o mais impressionante mirante da travessia – que passa ainda por outros três municípios: Magé (4%), Petrópolis (27%) e Teresópolis (33%), onde acontecem a partida e a chegada do grupo, respectivamente.
No 1º dia são aproximadamente 7 km de caminhada. Com altitude máxima acima de 2 mil metros, há paradas estratégicas para descanso, reabastecimento de água e contemplação, como uma deslumbrante vista da Baía de Guanabara e de seu recôncavo, onde fica a Área de Proteção Ambiental de Guapimirim. Após assistir a um belíssimo pôr do sol no Pico do Cruzeiro, pernoite no abrigo dos Castelos do Açu.
Um lindo nascer do sol dará início ao seu 2º dia. Após um rápido café da manhã, siga em direção à Pedra do Sino. Nos 10 km à frente, inúmeros pontos de água e paradas para admirar toda a beleza da região Serra Verde Imperial. Chegando ao abrigo, hora de descansar para chegar ao topo da Pedra do Sino, onde você poderá ter a dádiva de assistir a mais um pôr do sol inesquecível – desta vez, do ponto mais alto de Guapimirim.
O 3º e último dia ainda lhe reservará experiências incríveis. Após um lindo nascer, desça cerca de 11 km em meio à Mata Atlântica. Neste trajeto final, singelas nascentes, diferentes espécies da flora local e a bela cachoeira Véu da Noiva. A aventura termina na sede teresopolitana do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
📍COMO CHEGAR
O principal acesso à Travessia Serra dos Órgãos fica na Sede Petrópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Endereço: Estrada do Bonfim, s/n – Corrêas