A Pedra do Elefante fica no Parque Estadual dos Três Picos, que contempla os municípios de Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis e Silva Jardim. O acesso à trilha para a montanha fica a poucos metros do Mirante do Soberbo, ponto turístico de Guapi próximo à divisa com Teresópolis e com a melhor vista do Dedo de Deus – principal cartão-postal da nossa cidade.
Com 1.180 metros de altitude, o topo do rochedo pode ser alcançado por toda a família. São aproximadamente trinta minutos de caminhada moderada, sendo mais da metade de parte íngremes. Mas, o visual é tão lindo que compensa o cansaço. A dica é preparar a garrafinha com água, parar pelo caminho para descansar e contemplar o visual.
Chegando lá em cima é possível contemplar um belíssimo visual da Serra dos Órgãos, com suas famosas montanhas: Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Dedo de Deus, Cabeça de Peixe e até a Pedra do Sino (todas em nosso território). Já no outro lado, é possível admirar o lago da famosa Granja Comary, em Teresópolis. Em ambos os lados há mirantes com belos cenários. No cume da pedra, no entanto, não existe local para apreciar a vista, apenas árvores e uma pequena área onde alguns aventureiros acampam para curtir o anoitecer e o amanhecer no local.
Como qualquer trilha em montanhas, o ideal é que ela seja feita em temporadas mais estáveis. No verão, principalmente, a dica é evitar subir à tarde devido às tempestades comuns na região. Ou seja, para evitar problemas fique de olho nas condições climáticas.
📍COMO CHEGAR
Siga até o Mirante do Soberbo, no alto da Serra de Guapimirim. De lá, caminhe cerca de 100 metros à frente no sentido Além Paraíba da Rodovia Santos-Dumont (BR-116), até a placa marrom sinalizando a Pedra do Elefante e o Parque Estadual dos Três Picos. O início da trilha, que conta com plaquinhas de sinalização, estará ao lado direito.