Observação de aves

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Guapimirim é considerado um dos melhores lugares do Rio de Janeiro para a prática de observação amadora e profissional de aves. A cidade é berço de uma variedade imensa de pássaros típicos da Mata Atlântica – tema inclusive do livro publicado pelos conceituados irmãos Daniel e Gabriel Mello, autores dos registros apresentados aqui e do guia de campo “Aves da Serra dos Órgãos e Adjacências” (saiba mais).

No roteiro principal proposto pelos condutores locais, localizado em uma área de mata fechada e cachoeira, há pelo menos 170 espécies de aves já catalogadas – cerca de 40% da quantidade já registrada em nosso município até agora. No entanto, também há opções de roteiro mais específicos, onde é possível avistar espécies diferentes devido aos biomas em questão – como na Sede Guapimirim do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e na Área de Proteção Ambiental de Guapimirim.

Dentre as espécies que podem ser observadas durante o roteiro principal, destacam-se: Gavião-pombo-pequeno (Amadonastur lacernulatus), Araçari-poca (Selenidera maculirostris), Pica-pau-bufador (Piculus flavigula), Pintadinho (Drymophila squamata), Cuspidor-de-máscara-preta (Conopophaga melanops), Sabiá-una (Turdus flavipes), Tangará (Chiroxiphia caudata), Furriel (Caryothraustes canadensis), Ferro-velho (Euphonia pectoralis) e o Vissiá (Rhytipterna simplex).

Vivencie essa experiência que vai muito além do observar e fotografar, já que você aprenderá mais sobre algumas espécies da Mata Atlântica e apreciará o canto de tantas outras.

Contato: 21 98890-7272 (Gustavo)