Guapimirim abriga o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

O Centro de Primatologia do Rio de Janeiro foi fundado em 1975 no bairro Paraíso. É o único do mundo dedicado à conservação da fauna primatológica, atuando na manutenção e reprodução das espécies da Mata Atlântica. A visitação ao local é restrita a grupos bastante específicos e de acordo com o trabalho de pesquisa realizado pelo Inea.

O CPRJ está integrado ao Parque Estadual dos Três Picos, ocupando uma área de quase 270 hectares em meio a uma riqueza biótica extremamente significativa. Duas curiosidades permeiam o Centro de Primatologia: a primeira é sobre uma suposta visita da Rainha Elizabeth II a Guapimirim em 1986. Sim, nossa cidade recebeu uma personalidade real britânica. Trata-se, na verdade, da Princesa Anne, filha de Elizabeth e irmã do Príncipe Charles.

Quem também nos dá a honra de seu nome é o lendário Macaco Tião, o chimpanzé que faturou o terceiro lugar das eleições a prefeito do Rio de Janeiro em 1988, após uma brincadeira criada pela revista Casseta Popular que defendia o voto nulo. O esqueleto do primata, que alcançou 400 mil dos votos dos eleitores, tem hoje um lugar reservado no CPRJ – que, por se tratar de um local dedicado a pesquisas, não é aberto ao público em geral.

Este post tem um comentário

  1. Ruy Brienza de Almeida

    Estive aí no Centro de Primatologia do Rio em 1982, qdo fazia bacharelado em Ecologia na UNESP Rio Claro-SP, a única do Brasil em graduação.
    Projeto maravilhoso para repovoar a nossa Mata Atlântica dos Mico-leões. À época custeado pela Souza Cruz.

     

Deixe um comentário