Guapi Samba Fest: curta a folia sem sair de casa

  • Post author:
  • Post category:blog
 

“Quem não gosta do samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé”. A célebre música de Dorival Caymmi, “O Samba da minha Terra”, é um reflexo da paixão nacional musical: o Samba. Representando todos os públicos, o estilo musical é tão aclamado que reúne todos os anos no Carnaval do Rio de Janeiro cerca de 6,4 milhões de pessoas. Como forma de democratizar o acesso desse estilo musical em Guapimirim, o Art & Flora Garden, a Nova Criativa Social e a MS Events realizarão, no dia 14 de fevereiro de 2021, às 13h30, o evento Guapi Samba Fest. A ação que reúne música, dança, exposição e workshop, foi contemplada pela Lei Federal nº 14.017/2020 de Emergência Cultural Aldir Blanc e será realizada de forma híbrida: presencial, para poucos convidados devido às regras de distanciamento social, e online, com transmissão pela nossa página no Facebook ou pelo YouTube.

O show do dia será comandado pelo grupo Samba de Grife, tendo como convidados os dançarinos Fabiano Vivas e Kelly Reis e os cantores PH (Paulo Henrique), Letícia Soares e cantor e compositor portelense Ciraninho. Além das apresentações musicais e de dança, os participantes online poderão ver a exposição virtual “Outros Carnavais”. A proposta é reavivar a memória do Carnaval da Cidade de Guapimirim. As imagens mostram a alegria dos foliões que se divertiam na festa do Mômo nos mais diferentes estilos que marcaram diferentes gerações de guapimirienses, como: desfiles de blocos carnavalescos e escolas de samba, matinês, blocos de embalo, feijoadas e outros eventos. Para participar, publique a foto do seu carnaval inesquecível no Instagram com a hashtag #GuapiSambaFest.

Para os que desejam aprender ou melhorar seu ritmo musical, o evento também conta com um Workshop com o mestre do Bloco Quizomba, André Schmidt. André comanda os ritmistas do bloco criado em 2001, no Rio de Janeiro, a partir de uma oficina de percussão: “o Quizomba nasceu da reunião de amigos com o objetivo de criar um bloco que levasse às ruas a diversidade musical brasileira em forma de festa”, afirma. “A ideia era misturar o carnaval carioca e do Brasil, com canções pops e dançantes de compositores consagrados, como Tim Maia, Jorge Benjor, Paralamas, Titãs, O Rappa, Ivete Sangalo, Alceu Valença e vários outros”, completa. O vídeo do Workshop ficará disponível no site do evento.

Este festival é patrocinado pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc. Para mais informações, acesse o site oficial do festival: www.guapisambafest.com.br