Piscinas do Rio Bananal

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Rio Bananal é um dos muitos de nossa cidade que ainda são pouco conhecidos. Ou melhor, que ainda são conhecidos por poucos. Uma das razões é o seu “desenho”, que não facilita a subida até os pontos mais altos (tanto pelo corpo muito íngreme quanto pelas pedras enormes). Outro fator é a sua localização: a parte mais alta e mais bonita é cercada de sítios e condomínios em sua margem – fruto de um processo histórico que se deu no passado sem considerar o acesso das pessoas ao patrimônio do nosso município.

Polêmicas à parte, buscamos uma forma de apresentar a você um pouco de toda esta beleza que quase ninguém tem o prazer de conhecer. Por meio de uma parceria entre profissionais de turismo que atuam com responsabilidade socioambiental, conseguimos obter acesso ao rio por uma das propriedades que ficam em sua margem. No entanto, para garantir a preservação da parte alta do Rio Bananal, focamos sempre em grupos pequenos, como sempre fazemos em nossos roteiros de ecoturismo. Com isso, você pode aproveitar essa dádiva da forma como tem que ser: sem tumulto, sem aglomeração e sem lixo na cachoeira.

Como sabemos hoje em dia, as piscinas que foram construídas no passado pelos moradores no corpo do rio não eram necessárias, uma vez que a natureza sempre faz a sua parte com maestria. Mas, como elas já estão lá e não seria recomendado a sua remoção atualmente, convidamos você para conhecer três dessas piscinas do nosso Rio Bananal, com suas águas cristalinas de reflexo esverdeado e em meio à natureza. Das cinco horas propostas para a atividade, duas delas são de uma caminhada leve subindo até o sítio onde seremos recebidos por um singelo cafezinho com bolo e biscoito. No mais, a nossa dica é que você aproveite a manhã para tomar muito banho de cachoeira e contemplar toda essa maravilha da natureza que, apesar da intervenção humana, continua lindo.

Duração: 5 horas
Serviços inclusos: condutor local credenciado, cafezinho de boas-vindas e explanações
Preço por pessoa: R$ 40
Nível leve. Recomendado para crianças a partir dos 6 anos.

SOLICITAR RESERVA