Parque Nacional da Serra dos Órgãos

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Localizada a pouco mais de 7 km do Centro da cidade, a Sede Guapimirim do Parque Nacional da Serra dos Órgãos é repleta de lindas atrações. Aqui você encontra cachoeiras belíssimas, um museu, uma capela histórica, ruínas arqueológicas, trilhas, área para piquenique, camping, estacionamento e muito mais. Pouca gente sabe, mas os cinco principais símbolos do Parnaso ficam em nossa cidade. São eles: o Dedo de Deus, a Pedra do Sino, o Poço Verde, a Capela de Nossa Senhora da Conceição e o Museu Von Martius.

Criado em 30 de novembro de 1939,  o Parque Nacional é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral sob a responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). É o terceiro parque mais antigo do país, sendo também um dos melhores para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel etc.

O Parnaso – que ocupa 20.024 hectares protegidos nos municípios de Guapimirim, Petrópolis, Teresópolis e Magé – tem a maior rede de trilhas do Brasil: mais de 200 quilômetros em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas e que tem como parada a nossa Pedra do Sino.

Desde agosto de 2021, a entrada das sedes nos três municípios é gratuita. No caso da Sede Guapimirim, a lotação máxima diária é de 400 pessoas e 200 veículos. Após a lotação máxima, o portão não será reaberto. O controle do público será feito por ordem de chegada e o horário de funcionamento é das 8h às 16h, de domingo a domingo (inclusive feriados). Para mais informações, clique aqui.

📍COMO CHEGAR

A Sede Guapimirim do Parnaso está localizada no meio da Serra de Guapimirim, entre os bairros Barreira e Garrafão, no KM 98 da BR-116 (Rodovia Santos Dumont), no trecho Rio-Teresópolis. Após o pórtico principal de nossa cidade, suba por aproximadamente 10 minutos a nossa serra em direção ao Mirante do Soberbo. Placas à direita da rodovia e uma maior sobre a pista sinalizarão a entrada do parque, que deve ser acessado por um recuo à direita, sinalizado com bastões preto e amarelo.