Guapimirim, na Serra Verde Imperial (RJ), é um verdadeiro paraíso natural. E como todo lugar agraciado pela natureza, os animais encontram aqui um ambiente saudável em meio à nossa Mata Atlântica. Todos eles, em alguma medida, demandam atenção, proteção e respeito. É o caso das serpentes – que, por falta de informação, infelizmente acabam sendo exterminadas por serem consideradas um risco ao ser humano.
O que fazer em caso de picada de cobra em Guapi
Confira as principais dicas para você evitar acidentes com esses animais tão importantes para o equilíbrio do meio ambiente em nosso município:
1) Jamais ande descalço em mata fechada ou pastos;
2) Considere usar botas longas e perneiras nesses locais;
3) Preste atenção no caminho, onde pisa ou segura;
4) Use luvas em atividades rurais, de jardinagem e obras;
5) Nunca enfie as mãos em tocas, buracos ou entre tocos e pedras;
6) Crie galinhas e gansos, eles podem afastar serpentes;
7) Proteja predadores naturais, como quatis, gaviões e gambás;
8) Evite plantas trepadeiras e entulhos próximas a residências;
9) Mantenha carros, barracas e mochilas fechadas em áreas de camping;
10) Redobre a atenção em dias ensolarados após períodos chuvosos.
Na trilha, a regra é simples: deixe-as seguir e aproveite para contemplar ou fotografar à distância. Se possível, recue, aguarde a passagem delas ou mude a rota (sem adentrar a mata fechada ou abrir atalhos, o que não é seguro nem contribui com o meio ambiente). E o principal: não mate serpentes! Elas são fundamentais para o equilíbrio ecológico e fundamentais para o ser humano, já que evitam a proliferação de outras espécies, como ratos, e fornecem matéria-prima para uma série de medicamentos.
Esses animais sentem a nossa aproximação pela vibração do solo. Por isso, alguns mateiros aqui de Guapi costumam dar pisadas fortes na terra com o intuito de espantá-las. A presença humana tende a assustá-las, mas algumas tem por instinto o enfrentamento, caso se sintam ameaçadas.
Saiba mais sobre as principais espécies de serpente encontradas em Guapimirim
Pingback: O que fazer em caso de picada de cobra em Guapi - GuapimirimTur
Pingback: O que fazer em caso de picada por cobra em Guapi - GuapimirimTur